Telemedicina
Tecnologia que conecta pacientes aos melhores especialistas do país, o InCOP tem!
Com ela é possível realizar consultas e facilitar a troca de informações entre os médicos.
As vantagens da telemedicina incluem também a otimização do tempo, conforto, praticidade e segurança tanto para os médicos como para os pacientes.
Para realizar um atendimento via telemedicina, basta agendar uma consulta com um especialista do InCOP e ir até a clínica no horário marcado.
Mas afinal, como funciona a Telemedicina?
De modo geral podemos dizer que a telemedicina é um processo avançado para monitoramento de pacientes, troca de informações médicas e análise de resultados de diferentes exames.
Ela já é utilizada em todo mundo, de forma segura e legalizada, estando de acordo com a legislação e as normas médicas.Através dela, os médicos podem tomar decisões com maior agilidade e precisão.
Podemos dizer que a Telemedicina atua em algumas principais áreas. Conheça um pouco mais sobre cada uma delas:
- Telelaudos: emissão de laudos à distância, que são apresentados em softwares de saúde que promovem o recebimento de exames – como os de imagem (telerradiologia), eletrocardiogramas, eletroencefalogramas e outros – para análise e laudos de especialistas;
- Teleassistência ou teleorientação: atendimento médico à distância que traz diversos serviços da rotina clínica para o ambiente digital, tais como triagem, orientação da saúde, monitorização do paciente e consulta entre médicos para segunda opinião de diagnósticos. Tudo isso acontece por comunicação dentro de plataformas online realizada por videoconferência, áudio ou chat, seja pelo computador ou celular;
- Teleconsulta: uma consulta realizada à distância, normalmente por videoconferência, na qual o médico pode dar diagnóstico e prescrever medicamentos;
- Telemonitoramento: prática na qual a tecnologia é utilizada para realizar o monitoramento de pacientes à distância, seja por meio de aplicativos médicos ou videoconferências;
- Telessaúde: atendimentos à distância realizados com o objetivo de assistência na saúde pública, como no SUS;
- Teleinterconsulta: realizada quando profissionais de saúde utilizam a tecnologia para trocar informações, hipóteses diagnósticas e opiniões.
Quando a telemedicina surgiu?
O Hospital Geral de Massachusetts, em 1967, criou uma linha de comunicação com o aeroporto de Boston para que os atendimentos médicos de emergência no aeroporto pudessem contar com o auxílio dos profissionais do hospital. Alguns consideram essa a primeira prática de telemedicina do mundo.
Contudo, somente nos últimos 20-30 anos, com os avanços tecnológicos, foi que a prática realmente ganhou espaço e começou a influenciar a rotina de pacientes e profissionais de saúde.
No Brasil, os projetos de telemedicina se tornaram relevantes a partir do final da década de 90, já com o uso de videoconferência, e acabou se popularizando em 2020, com a pandemia do novo Coronavírus, o Covid-19.
Benefícios da telemedicina
São inúmeros os benefícios da Telemedicina, entre eles podemos citar:
- Aproximação do médico com o paciente, garantindo atendimento onde e quando for necessário;
- Atendimento para aqueles que precisam, mas não tem acesso ao médico;
- Agilidade nos atendimentos, devido à sistematização do processo por meio de softwares de saúde online;
- Segurança estrutural e sigilo de dados, conforme normas internacionais;
- Envio de exames para laudo 24 horas por dia com resposta ágil e atendimento nacional;
- Redução do tempo de atendimento e dos custos operacionais.
Para agendar uma consulta com um de nossos especialistas por Telemedicina, entre em contato conosco acessando o site do InCOP.