Especialidades no tratamento do câncer
O InCOP foi fundado com o objetivo de ofertar atendimento de excelência em Oncologia, baseado nas melhores evidências científicas, equiparado aos serviços encontrados nos grandes centros.
Para isso coloca à sua disposição especialidades importantes para o pré, durante e pós tratamento do câncer.
Sempre atentos em trazer para Presidente Prudente e região as mais novas tecnologias e conhecimento através dos nossos profissionais.
Nós pensamos em seu bem estar e queremos cuidar de você. Conheça mais sobre as especialidades atendidas pelo InCOP.
Mastologia
A mastologia é a especialidade da medicina voltada para os cuidados das glândulas mamárias. Isso significa que o médico mastologista é o responsável pelo estudo, diagnóstico, tratamento e reabilitação de todas as doenças nas mamas
Como as glândulas mamárias são uma das mais afetadas por células cancerígenas, é recomendado que toda mulher, a partir dos 35 anos, realize acompanhamento anual com esse especialista. Os homens também devem procurar um mastologista em caso de suspeita.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a visita ao mastologista não ajuda a prevenir somente o câncer, mas também outras doenças, como: nódulos, assimetrias, mastites e ginecomastias.
Por isso, durante a consulta, o profissional pode indicar outros tipos de exames, como mamografias, ultrassonografia, biópsias, ressonância magnética das mamas e punções mamárias para avaliar se o paciente possui algum problema mais grave.
Cirurgia Oncológica
A cirurgia oncológica é um dos tipos de tratamento do câncer, que consiste na retirada do tumor através de uma operação no corpo do paciente. A sua intenção, na maioria dos casos, é a remoção completa do tumor.
Em alguns casos, a cirurgia pode ser acompanhada de quimioterapia e radioterapia, pois juntas são capazes de gerar melhores resultados em termos de cura, sobrevida e qualidade de vida.
Por outro lado, quando o câncer já está em estágio mais avançado, a cirurgia oncológica pode servir de forma paliativa, cujo objetivo é reduzir a quantidade de células tumorais ou controlar sintomas que comprometam a qualidade de vida do paciente.
Nutrição
Os profissionais nutricionistas são os responsáveis por promover saúde à população, por meio de diversos programas de alimentação, em consultório, hospitais, escolas, restaurantes, empresas, creches, entre outros.
Entre as principais atividades desse especialista estão: definição de cardápios variados e equilibrados, garantia da qualidade de refeições, prescrição de dietas específicas para algumas doenças e participação em campanhas de alimentação.
Os profissionais que trabalham com a nutrição clínica ou que prestam assistência domiciliar contribuem para a promoção da saúde daqueles que os procuram, buscando restaurar o estado nutricional dos indivíduos, além de manter o bom estado dos pacientes saudáveis.
Já a nutrição hospitalar é voltada para o atendimento ao paciente hospitalizado e a nutrição ambulatorial para o atendimento nutricional individualizado a pacientes com diversas comorbidades.
E dentro da Oncologia, a Nutrição tem um papel fundamental, uma vez que presta assistência nutricional focada no paciente com câncer, considerando a localização, o estadiamento do tumor, o tipo de tratamento e as possíveis doenças associadas.
O principal objetivo da Nutrição Oncológica é contribuir com orientações e intervenções para que o paciente mantenha o melhor estado nutricional possível, evitando assim a interrupção do tratamento oncológico.
Odontologia (Estomatologia)
A Estomatologia tem como principal objetivo prevenir, diagnosticar e tratar as doenças que possuam manifestação na cavidade bucal ou no complexo maxilomandibular.
Sendo assim, o estomatologista deve estar atento para o diagnóstico de manifestações bucais de doenças sistêmicas que afetam os lábios, dentes, mucosa oral, glândulas salivares, tonsilas palatinas e faríngeas e demais estruturas da orofaringe.
Como esses profissionais são especialistas no diagnóstico das doenças da boca, eles podem identificar que algo não está bem, sendo grandes aliados no diagnóstico precoce do câncer de boca.
Além disso, ele também participa no manejo dos efeitos colaterais que aparecem na boca do paciente em tratamento oncológico, como a mucosite (inflamação da parte interna da boca que pode levar à feridas na região), xerostomia (sensação de boca seca), osteorradionecrose (necrose óssea causada pelo efeito da radioterapia) e osteonecrose (necrose óssea na região do maxilar associada ao uso de medicamentos).
Ginecologia e Obstetrícia
Enquanto o ginecologista é responsável pela saúde da mulher como um todo, o obstetra cuida do período gestacional, parto e puerpério (pós parto).
Esse profissional consegue atuar em todos os níveis de atendimento: desde o ambulatorial, passando pelo hospitalar, clínico, cirúrgico até o laboratorial.
Em ginecologia, é possível promover a saúde e bem-estar da mulher através de diversos serviços, como: anticoncepção, check up, diagnóstico e tratamento da Endometriose, diagnóstico e tratamento do Ovários Policísticos, sexualidade feminina e outros serviços.
No que diz respeito ao câncer de mama, podemos dizer que esse é um dos principais papéis desse profissional: o diagnóstico precoce, a prevenção e, quando necessário, a indicação do melhor tratamento.
Oncologia Clínica
Como o nome sugere, a Oncologia Clínica é a especialidade médica que trata os tumores malignos e a forma como essas doenças se desenvolvem no organismo, buscando o melhor tratamento para cada tipo.
Sabemos que cada tipo de câncer tem seu tratamento específico: cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia, terapias alvo-moleculares e outras inúmeras possibilidades, podendo ser, inclusive, necessária a combinação de tratamentos.
É fundamental que os pacientes se sintam confortáveis com o seu oncologista, para que possam discutir um amplo leque de temas, tornando o processo do tratamento mais claro, sem causar frustrações.
Hematologia
A Hematologia é a área da Medicina que estuda as propriedades sanguíneas. Ou seja, ela analisa causas e tratamentos de doenças que afetam o sangue.
O hematologista, então, não é o profissional que examina pessoas, ele apenas faz o estudo do sangue.
Instituto do Câncer Oeste Paulista com oncologista em Assis, oncologista em Presidente Prudente, oncologista em Marília, oncologista em Maringá, oncologista em Londrina, oncologista em Santo Anastácio, oncologista em Cambé, oncologista em Pirapozinho e oncologista em Três Lagoas.
Mastologia
Se dedica ao estudo das glândulas mamárias e ajuda a diagnosticar e tratar as doenças da mama
Saiba maisNutrição
Acompanha os pacientes oncológicos para que mantenham o melhor estado nutricional possível
Saiba maisOdontologia (Estomatologia)
Ajuda a amenizar os efeitos colaterais provocados pela radioterapia e quimioterapia na boca do paciente
Saiba maisGinecologia e Obstetrícia
Trata dos órgãos genitais femininos por meio de exames preventivos
Saiba maisOncologia Clínica
Responsável pelo tratamento de diversos tipos de câncer e a maneira como eles se desenvolvem no organismo
Saiba maisHematologia
Estuda e trata as doenças do sangue e de órgãos hematopoéticos, como os gânglios linfáticos, o baço e a medula óssea
Saiba mais