Horário de funcionamento:
de 2ª a 6ªfeira, das 8h às 18h

Nutrição

Nutrição

A Nutrição é uma especialidade cujos profissionais são capacitados para promover saúde à população, através de diversos tipos de programas de alimentação, em consultório, hospitais, escolas, restaurantes, empresas, creches, entre outros.

É muito amplo o campo de trabalho de um nutricionista. Podemos citar entre as principais atividades desse especialista: definição de cardápios variados e equilibrados, garantia da qualidade de refeições, prescrição de dietas específicas para algumas doenças e participação em campanhas de alimentação.

Os profissionais que trabalham com a nutrição clínica, prestam assistência dietética e contribuem para promoção da saúde daqueles que os procuram. O nutricionista busca restaurar o estado nutricional de indivíduos doentes e, também, manter o bom estado dos pacientes saudáveis. 

O mesmo acontece com os nutricionistas que prestam assistência domiciliar, os quais orientam o paciente a elaborar rotinas mais saudáveis em sua própria residência. 

Já a nutrição hospitalar é voltada para o atendimento ao paciente hospitalizado e a nutrição ambulatorial para o atendimento nutricional individualizado a pacientes com diversas comorbidades, bem como aqueles que buscam uma melhor qualidade de vida ou praticam alguma atividade física ou modalidade esportiva. 

O nutricionista também atua como personal diet e também em Consultórios; Spas; Instituições de Longa Permanência; Clínicas diversas, dentre elas clínicas de estética; academias, 

Dentro da Oncologia, a Nutrição tem um papel fundamental, prestando assistência nutricional focada no paciente com câncer, considerando a localização, o estadiamento do tumor, o tipo de tratamento e as possíveis doenças associadas. 

Podemos dizer que o principal objetivo da Nutrição Oncológica, durante todo o tratamento, é contribuir com orientações e intervenções para que o paciente mantenha o melhor estado nutricional possível, evitando assim a interrupção do tratamento oncológico.

A assistência nutricional pode ser dividida em três etapas: a avaliação nutricional, a intervenção e o monitoramento/acompanhamento. A avaliação nutricional engloba a análise de alterações no estado nutricional por meio da história clínica, bioquímica, alimentar e psicossocial do indivíduo. A intervenção nada mais é do que a elaboração de um plano de cuidados individualizado, com prescrição de dieta calculada em quantidades adequadas a cada paciente. E o monitoramento/acompanhamento é a reavaliação periódica do paciente para manter ou ajustar o plano de cuidados. 

Também não podemos deixar de citar que existe um consenso no meio científico de que uma alimentação adequada, associada à atividade física e à redução de fatores de riscos (álcool e cigarro), pode prevenir diversos tipos de câncer. 

Sendo assim, algumas dicas são importantes: 

  • Reduza o consumo de carnes vermelhas a 500 g por semana;
  • Não coma carnes processadas (presunto, peito de peru defumado, mortadela, salame, salsicha, defumados);
  • Reduza o consumo de alimentos açucarados e também aqueles ricos em gorduras como doces, biscoitos recheados, refrigerantes, fast foods, salgadinhos, sucos industrializados, pois pode causar ganho de peso e a obesidade é um dos fatores de risco para vários tipos de câncer;
  • Diminua a ingestão de alimentos salgados e evite acrescentar sal aos alimentos já preparados;
  • Evite preparar os alimentos em altas temperaturas (fogo alto, direto da chama, forno alto, churrasco);
  • Diminua o consumo de carnes preparadas na brasa, como churrasco;
  • Limite o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Prefira alimentos orgânicos, livres de agrotóxicos;
  • Aumente o consumo de frutas, legumes e verduras, no mínimo 500 g por dia ou 5 porções (de 100 g cada) diárias de FLV (frutas, legumes e verduras);
  • Procure preparar os alimentos em fogo brando;
  • Prefira alimentos integrais como arroz, pão, biscoitos, aveia;
  • Acrescente leite fermentado à sua alimentação diária;
  • Inclua diariamente na sua alimentação: cúrcuma (açafrão); brócolis; tomate; repolho; couve-flor; alimentos de cores alaranjadas ou verdes escuras; castanha do Pará (2 por dia); frutas cítricas; cebola; alho; linhaça; chá verde (3 xícaras ao dia); frutas como pitaya, uva, mirtilo, soja em grão.
  • Procure manter o peso adequado para idade;
  • Faça algum tipo de atividade física diariamente ou pelo menos 3 vezes por semana.

Cuide bem da sua saúde

Contato