Horário de funcionamento:
de 2ª a 6ªfeira, das 8h às 18h

Ginecologia e obstrecia
Ginecologia e obstrecia

Ginecologia e Obstetrícia

A Ginecologia e a Obstetrícia são duas áreas da medicina que se relacionam muito bem. De maneira geral podemos dizer que, enquanto o ginecologista é responsável pela saúde da mulher como um todo, o obstetra cuida do período gestacional, parto e puerpério (pós parto). 

O profissional ginecologista-obstetra consegue atuar em todos os níveis de atendimento: desde o ambulatorial, passando pelo hospitalar, clínico, cirúrgico até o laboratorial.

Em ginecologia, é possível promover a saúde e bem-estar da mulher através de diversos serviços, como:

  • Anticoncepção: indicação do melhor método contraceptivo para cada paciente, levando em consideração as suas necessidades. Entre os mais utilizados estão a pílula, Sistemas intrauterinos (SIUs) ou dispositivos intrauterinos (DIUs), implantes anticoncepcionais, injeção anticoncepcional mensal e trimestral, anel vaginal e adesivo anticoncepcional.
  • Check up: para prevenir e diagnosticar precocemente algumas doenças. Os exames que deverão ser feitos podem variar de acordo com a idade, vida sexual ativa e outros dados de história clínica. Os mais indicados são: Papanicolau, Mamografia, Ultrassom de mama, Colposcopia, Ultrassom Pélvico e Pesquisa de Sangue oculto nas fezes.
  • Diagnóstico e Tratamento da Endometriose: doença inflamatória causada pelas células do endométrio que, ao invés de serem expelidas, migram no sentido oposto para a cavidade pélvica, implantando em ovários, tubas, na própria parede do útero e em ligamentos e camada que reveste os órgãos pélvicos.
  • Diagnóstico e tratamento do Ovários Policísticos: distúrbio endócrino que provoca alteração dos níveis hormonais na mulher, levando à formação de microcistos nos ovários que fazem com que eles aumentem de tamanho e tornam a menstruação irregular.
  • Sexualidade feminina: abrange uma grande variedade de questionamentos, tanto sobre o sexo feminino e os desejos e comportamentos sexuais, como os aspectos fisiológicos, psicológicos, sociais, culturais, espirituais e políticos. 
  • Outros serviços: Saúde Reprodutiva e Infertilidade, Vacinação da Mulher – Gestação segura, Terapia hormonal e Câncer de mama.

E é aqui, em câncer de mama, que entra um dos principais papéis desse profissional: o diagnóstico precoce, a prevenção e, quando necessário, a indicação do melhor tratamento. 

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama, que formam um tumor. Em alguns casos, ele tem o desenvolvimento rápido, enquanto em outros, cresce mais devagar. 

Diversos são os fatores que aumentam o risco da doença, como a idade, primeira menstruação antes de 12 anos, não ter tido filhos, primeira gravidez após os 30 anos, entre outros. Daí a necessidade de um acompanhamento periódico com um ginecologista, a fim de prevenir ou diagnosticar precocemente um tumor.

Cuide bem da sua saúde

Contato