Hematologia
A Hematologia é uma especialidade médica que estuda as propriedades sanguíneas. Ou seja, ela analisa causas e tratamentos de doenças que afetam o sangue.
Os profissionais dessa área também estudam a produção desses elementos e os órgãos onde eles são produzidos (órgãos hematopoiéticos) pela medula óssea, baço e linfonodos.
O sangue humano é dividido em três tipos de células, e cada uma delas desempenha uma função e possui uma quantidade mínima e máxima. Qualquer falta ou sobra significa que algo está errado.
- Glóbulos brancos ou leucócitos: realizam a defesa do organismo contra agentes invasores;
- Plaquetas: fazem a coagulação no caso de feridas;
- Glóbulos vermelhos ou hemácias: carregam proteína para nutrir o corpo e deixam o sangue com a coloração avermelhada.
É importante ressaltar que o hematologista não examina pessoas, ele apenas faz o estudo do sangue.
Os tratamentos para os diversos problemas que podem acometer o sangue de um indivíduo são realizados a partir de remédios ou transfusão de sangue e medula óssea, por isso a doação de sangue é tão importante.
Tendo em vista que milhões de pessoas sofrem com doenças hematológicas por ano e a Hematologia por si só não pode solucionar a questão, é necessária também a consciência de ajudar o próximo.
Hematologia oncológica
Um dos principais desafios da hematologia oncológica está no tratamento das doenças malignas, como a leucemia. Isso porque os exames geram incômodos e os protocolos quimioterápicos são bastante fortes.
Como são pouco conhecidas, ainda existem algumas confusões sobre as causas dos cânceres nas células do sangue. Os sintomas também não são muito específicos, por isso é importante ficar atento caso apresente cansaço, fraqueza, alteração da memória, queda de cabelo, unhas quebradiças, infecções recorrentes, perda de peso e manchas roxas sem ou desproporcional ao trauma.
Para quem não sabe, a leucemia é um tipo de câncer maligno que tem como principal característica o acúmulo de células jovens, conhecidas como blásticas, anormais na medula óssea, substituindo as células sanguíneas normais. Alguns dos sintomas apresentados pelo paciente portador desse tipo de câncer são: febre, fraqueza e perda de peso sem algum tipo de esforço.
A Leucemia pode ser do tipo: Mieloide Crônica LMC, Mieloide Aguda LMA, Linfoide Crônica LLC ou Linfoide Aguda LLA.
Para seu tratamento são utilizados alguns recursos, levando em conta o seu tipo, como quimioterapia, terapia biológica, terapia direcionada, terapia de radiação e transplante de células-tronco.
Principais exames laboratoriais indicados pelo hematologista
Para detectar as doenças que acometem o sangue, o hematologista pode indicar alguns exames como:
- Mielograma: exame para avaliação da medula óssea, que é realizado através de uma punção óssea;
- Velocidade de hemossedimentação(VHS): essa é uma taxa na qual os eritrócitos precipitam no período de uma hora, medindo, o grau de sedimentação dos glóbulos vermelhos de uma amostra de sangue, num dado intervalo de tempo;
- Tempo de tromboplastina parcial ativada (TTPA): exame laboratorial que avalia a eficiência da via intrínseca na medição da formação do coágulo de fibrina.
Através desses exames hematológicos é possível identificar:
- Níveis dos glóbulos vermelhos, que são as células responsáveis por carregar o oxigênio;
- Níveis dos glóbulos brancos, as células responsáveis por combater as infecções no corpo humano;
- Níveis da hemoglobina, que nada mais é do que a proteína responsável por levar o oxigênio até os glóbulos vermelhos;
- Hematócritos, são responsáveis por identificar a porcentagem de volume que os glóbulos vermelhos ocupam no sangue;
- Níveis das plaquetas, que ajudam na coagulação do sangue;
- Contagem diferencial dos glóbulos brancos;
- Volume corpuscular médio, resultado da média dos volumes das células hematológicas;
- Concentração de hemoglobina corpuscular média, ou seja, a quantidade de hemoglobina presente nas hemácias.
Quando procurar um hematologista
Como já falamos por aqui, o hematologista é o especialista responsável pelo diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças e distúrbios do sangue. Isso significa que a sua especialidade concentra-se também em sistemas imunológicos, hemostáticos (coagulação do sangue) e vasculares.
De modo geral, os hematologistas são capacitados para identificar a causa de anormalidades presentes na formação do sangue, diagnosticar e tratar diversas doenças e malignidades hematológicas, através de testes laboratoriais e workups.
Eles costumam trabalhar em colaboração mútua com outros especialistas, como os cirurgiões e oncologistas, com objetivo de desenvolver estratégias de tratamento individualizadas para cada paciente e fornecer os tratamentos cirúrgico, quimioterápico e imunoterápico adequados.
Além disso, os hematologistas ainda contam com o apoio de técnicos de laboratório, responsáveis pela análise das amostras de tecido e do tecido formador de sangue, onde são identificadas as anormalidades e distúrbios do sangue.
Na maioria das vezes, o paciente não procura o hematologista sozinho. Ele é encaminhado para o profissional após a identificação de alguma alteração em seu sangue, através dos exames de rotina, realizados por um médico de outra especialidade.
Sendo assim, diante de anormalidades ou sintomas de qualquer doença do sangue, o hematologista deve ser imediatamente consultado. Caso tenha alguma dúvida ou queira agendar uma consulta com um especialista, entre em contato com o InCOP.