Mastologia
A mastalogia é a especialidade médica que lida com os cuidados das glândulas mamárias. Sendo assim, o médico mastologista é o responsável pelo estudo, diagnóstico, tratamento e reabilitação de todas as afecções nas mamas
As glândulas mamárias são uma das partes do corpo mais afetadas por células cancerígenas. Por isso, é recomendado que toda mulher, a partir dos 35 anos, realize acompanhamento anual com esse especialista. O mesmo vale para os homens. Contudo, em caso de suspeita, deve-se imediatamente se consultar com um mastologista.
Também é indicado que seja feito mensalmente um autoexame. A mulher deve levantar uma mão e, com a outra, tatear os seios à procura de nódulos, massas ou qualquer irregularidade.
Apesar de o autoexame ser o principal aliado contra o câncer de mama e outras doenças e infecções, nem sempre as pessoas conseguem encontrar o problema durante a sua realização.
O profissional pode indicar outros tipos de exames, como mamografias, ultrassonografia, biópsias, ressonância magnética das mamas e punções mamárias para avaliar se o paciente possui algum problema mais grave.
Isso porque, diferentemente do que muitas pessoas pensam, a visita ao mastologista não ajuda a prevenir somente o câncer, mas também outras doenças, como: nódulos, assimetrias, mastites (inflamação causada por bactérias que podem aparecer durante a amamentação) e ginecomastias (crescimento anormal das mamas masculinas).
Existem diversos tipos de tratamentos que podem ser indicados por um mastologista. No caso de nódulos benignos, é feito o acompanhamento e, dependendo do tamanho, a remoção cirúrgica.
Já no caso do câncer de mama, podem ser recomendadas quimioterapia, radioterapia e remoção de uma mama ou das duas.
Não podemos deixar de lembrar que a prevenção pode ser a melhor solução para os problemas nas glândulas mamárias. Por isso, comece o autoexame após a primeira menstruação e procure um médico mastologista anualmente após os 35 anos para os exames preventivos.