Horário de funcionamento:
de 2ª a 6ªfeira, das 8h às 18h

Odontologia
Odontologia (Estomatologia)

Odontologia (Estomatologia)

A Estomatologia é uma especialidade da Odontologia cujo principal objetivo é prevenir, diagnosticar e tratar as doenças que possuam manifestação na cavidade bucal ou no complexo maxilomandibular. 

O profissional dessa área, o estomatologista, deve estar atento para o diagnóstico de manifestações bucais de doenças sistêmicas que afetam os lábios, dentes, mucosa oral, glândulas salivares, tonsilas palatinas e faríngeas e demais estruturas da orofaringe.

Apesar de muitas pessoas só procurarem um estomatologista quando já estão com algum problema, a prevenção é a forma mais efetiva de promover saúde. 

Daí a importância de orientar a população quanto à redução do fumo e do álcool; evitar exposição excessiva ao sol; necessidade de uma boa higiene e saúde bucal; cuidar corretamente de aparelhos protéticos; e seguir uma alimentação balanceada.

Como os estomatologistas são especialistas no diagnóstico das doenças da boca, eles podem identificar que algo não está bem e então realizar biópsias das lesões da boca e dos ossos maxilares. Ou seja,  eles são grandes aliados no diagnóstico precoce do câncer de boca.

Além disso, o profissional também participa no manejo dos efeitos colaterais que aparecem na boca do paciente em tratamento oncológico. Entre os principais efeitos encontrados estão: mucosite, xerostomia, osteorradionecrose e osteonecrose associada a medicamentos. Abaixo falaremos um pouco mais sobre cada uma delas.

Mucosite

Inflamações que podem acontecer na boca, faringe, laringe, esôfago e outras áreas relacionadas. Elas são muito comuns em pacientes em tratamento oncológico, pois as células dessas mucosas são semelhantes às cancerígenas. 

Isso porque, como ambos os tipos de células se dividem em alta velocidade, o tratamento oncológico não consegue diferenciar as saudáveis das doentes e afeta as duas. 

Hoje em dia, os tratamentos para a mucosite incluem: atenção sobre a higienização dental, laser de baixa intensidade nas áreas afetadas, analgésicos e bochechos com solução anti-inflamatória.

Xerostomia

A xerostomia ou sensação de boca seca é um sintoma associado, ou não, à baixa ou nenhuma produção de saliva pelas glândulas salivares. Ela pode ser provocada por fatores diversos, como desidratação, ronco, hábito de respirar pela boca, cigarro, álcool, má higiene bucal e longas falas. 

Ela ainda pode ser efeito colateral de certos medicamentos, da radioterapia na região da cabeça e do pescoço, do envelhecimento e do estresse. 

Osteorradionecrose

A osteorradionecrose é a necrose óssea, mais comumente na mandíbula, causada pelo efeito da radioterapia. Trata-se de uma doença na qual o osso irradiado torna-se desvitalizado e exposto através da perda da integridade da pele e da mucosa, persistindo sem cicatrização. 

Os fatores de risco mais importantes para o desenvolvimento da osteorradionecrose são a dose de radiação utilizada, o estadiamento tumoral, a presença de doenças periodontais e extrações dentárias. 

E os principais sintomas dessa condição incluem: dor local, trismo, halitose, exposição óssea, drenagem de secreção e fistulização para pele ou mucosa. 

Osteonecrose associada a medicamentos

A osteonecrose associada a medicamentos é a necrose óssea na região do maxilar que pode ser induzida pelo uso de drogas indicadas para o tratamento de pacientes com osteoporose e tumores malignos.

Ela pode estar associada ao uso de bisfosfonatos, antirresorptivo (denosumabe) e de antiangiogênico (bevacizumabe). Ainda não se sabe ao certo qual é o mecanismo de desenvolvimento e também não existe um protocolo único de tratamento definido, mas com a crescente quantidade de casos relatados, é importante que o estomatologista saiba diagnosticar, identificar os riscos e tratar essa condição.

Quando procurar um estomatologista

O autoexame bucal é uma prática que todo mundo deveria adquirir. O hábito de analisar a própria saúde bucal permite que seja identificada qualquer alteração na região oral, como feridas ou úlceras. 

Caso note qualquer uma dessas alterações, o mais indicado é que procure um estomatologista assim que possível. Outros sinais que sugerem que você agende uma consulta com esse especialista são:

  • Lábios descamando;
  • Boca seca ou sede excessiva;
  • Candidíase de repetição;
  • Alteração na cor das mucosas;
  • Alteração no paladar;
  • Gengiva sangrando e/ou descamando;
  • Aftas frequentes;
  • Cáries de repetição;
  • Herpes frequente;
  • Feridas;
  • Língua branca;
  • Dor;
  • Ardência;
  • Mucosite (inflamação com úlceras e feridas).

Cuide bem da sua saúde

Contato