Primordialmente, nos últimos anos, a oncologia tornou-se uma ciência muito complexa. Na atual, é de enorme importância a abordagem multidisciplinar do paciente oncológico, assim como o trabalho do oncologista em Assis, que trabalha e conta com a colaboração de outras especialidades médicas.
Em suma, o tratamento do câncer necessita de uma abordagem multidisciplinar. O oncologista em Assis convive de maneira muito próxima com médicos de praticamente todas as áreas cirúrgicas, radioterapeutas, radiologistas, nucleares e paliativos.
Em seu dia a dia, o oncologista em Assis, convive muito com tratamentos sistêmicos, que incluem quimioterapia e radioterapia. Existem ainda a hormonioterapia e as terapias-alvo.
Dessa forma, um dos grandes desafios do oncologista em Assis é a complexidade de lidar com pacientes em quadro terminal, devido a angústia de familiares. Isso resulta em um grande desgaste emocional: tanto do oncologista quanto da equipe médica que acompanha o tratamento. Assim, o diálogo próximo e a relação de confiança ajudam a esclarecer dúvidas e evitar cenários de negação por parte do paciente.
Por fim, todo oncologista precisa saber administrar o tempo dedicado ao trabalho, de forma que isto não afete sua vida pessoal!
Ramo da oncologia que foca mais no aspecto medicamentoso. Dessa forma, é uma especialidade que tem o objetivo de utilizar quimioterapia, hormonioterapia, radioterapia, terapias-alvo moleculares, todas para o tratamento da doença.
Assim, trata-se de uma das especialidades mais antigas de combate ao câncer, incluindo a cirurgia. A oncologia clínica objetiva principalmente a cura da doença, mas também foca na busca pela qualidade de vida do paciente, o qual utiliza-se como meio de diagnóstico em alguns casos.
Além disso, o oncologista em Assis também faz o acompanhamento geral do paciente e seus familiares, destinando todo o apoio necessário durante o tratamento. Outras atividades do oncologista em Assis incluem também a conscientização da população sobre a prevenção do câncer por meio de palestras e campanhas nos meios de comunicação.
Assim, nessas orientações, o principal foco é nas boas práticas, como o corte do uso de drogas, prática de atividades físicas, alimentação saudável, além de outras práticas, como o yoga.
O nome Assis, como conhece-se a cidade atualmente, era originalmente Acis, e foi batizada em homenagem ao fundador do município: Capitão Francisco de Acis Nogueira. O nome foi adaptado pelos próprios moradores, que começaram a escrever Acis com dois ‘s’.
Quanto ao turismo, ao passear pelo centro de Assis, o que chama a atenção é a catedral do Sagrado Coração de Jesus. Sua exuberância na arquitetura atrai todos que possuem interesse por religiosidade e aspectos da história.
Além disso, existe também o Museu de História de Assis, primeira casa construída na cidade, em meados dos anos 1914/1915. Dessa forma, hoje usa-se o local para abrigar peças e objetos que trazem de volta o modo de vida das famílias no início da fundação do município.
As entradas em ambos locais são gratuitas!
Se tratarmos a respeito da cultura e lazer, Assis não deixa a desejar. A cidade tem o Parque Buracão. Assim, os moradores da cidade tem o privilégio de ter em meio as casas e ruas uma mata, onde a fauna e a flora transbordam. Ele é aberto ao público e recebe muitas visitas diariamente, seja para atividades físicas, como para descansar da vida agitada.
Se você gosta de teatro, Assis conta com o Teatro Municipal “Padre Enzo Ticcineli”, que destaca-se por trazer grandes apresentações, com peças internacionais e nacionais. Dessa forma, oferece o que tem de melhor: dança, teatro e cultura. Além do teatro, existe também o cinema municipal Piracaia, com sessões aos fins de semana. Portanto, costuma exibir filmes do eixo comercial e alternativo!
Se você procura por oncologista em Assis, entre em contato com o InCOP e agende a sua consulta!