Oncogenética
A oncogenética é a área da medicina que atua na verificação e análise de mutações gênicas, para identificar pessoas portadoras de tumores raros ou que tenham risco aumentado de desenvolver câncer, muitas vezes em função da grande incidência da doença na família.
Isso porque o nosso DNA guarda uma infinidade de códigos e coordena o desenvolvimento do nosso corpo. Porém, ele pode sofrer alterações em sua sequência ou estrutura que levam ao surgimento de tumores para muito além dos componentes hereditários.
Além de auxiliar no diagnóstico, os testes genéticos em Oncologia também servem para estabelecer prognóstico e ajudar na escolha terapêutica.
A ocorrência de vários casos de câncer em uma única família pode estar relacionada a alterações (mutações) que aumentam o risco de desenvolvimento da doença. Hoje em dia já são conhecidos vários genes que, quando alterados, aumentam o risco de desenvolvimento de câncer de mama, ovário, cólon, próstata e pele (melanoma), bem como uma variedade de tumores raros.
Acredita-se que de 5% a 10% dos tumores malignos sejam de origem hereditária e, em diversos casos, é possível realizar testes com os integrantes da família para que seja investigada a existência de alguma dessas mutações genéticas.
Casos essas alterações sejam encontradas, os médicos podem adotar medidas para diminuir o risco de desenvolvimento da doença ou aumentar as chances de sucesso do tratamento.
Entender como se dá a ativação dos oncogenes é fundamental para o diagnóstico precoce e determinante na escolha do melhor tratamento.
No InCOP, nós realizamos a coleta do material e enviamos para análise num laboratório especializado em São Paulo.
Nosso intuito é expandir os testes para toda a região de Presidente Prudente.