Horário de funcionamento:
de 2ª a 6ªfeira, das 8h às 18h

Quais as fases do tratamento oncológico?

Fazer a descoberta de que tem um câncer nunca é um momento bom, muito menos um acontecimento que é passível de esquecimento, afinal, o indivíduo inicia uma luta para a sua sobrevivência. 

No entanto, além do susto que se tem de início, em seguida é completamente normal ter algumas dúvidas a respeito.

Um bom exemplo disso é sobre como será o procedimento e quais as fases do tratamento oncológico. Por isso, com o fim de te ajudar a entender um pouco sobre as fases de tratamento, então, iremos te responder tudo neste texto. Confira tudo logo a seguir.

Quais são as fases mais importantes do tratamento oncológico?

Em geral, o tratamento possui cerca de 7 fases que o paciente deve se submeter para que tudo ocorra da melhor forma possível. Bem como, para que o médico oncologista execute a sua função de forma mais plena possível. As fases são as seguintes:

  1. Diagnóstico

Uma vez que o diagnóstico é responsável por realizar a identificação do problema, logo é ele que representa a primeira fase. Assim, sendo responsável por informar a espécie de tumor, seu estágio, sua disseminação e todos os detalhes necessários.

  1. Consulta médica

Logo depois que o diagnóstico já tiver sido realizado, então, a consulta médica se apresenta com o fim de adquirir mais informações sobre o caso concreto do paciente. 

Desse modo, se faz necessário ter em mãos exames realizados para que o médico saiba se deve, ou não, fazer outros exames de caráter complementar, por exemplo. Pode-se também haver a indicação do tipo de tratamento a ser utilizado, ou não.

  1. Planejamento do tratamento

Por sua vez, entendido a situação do paciente, dito qual será o tratamento a ser usado, logo ocorrerá toda a organização desse tratamento. Pode-se haver o planejamento da frequência e a dosagem do tratamento ou mesmo a indicação de um exame com o fim de analisar e entender ainda mais de perto como é o estado do tumor.

  1. Dosimetria

Nesta fase, e na hipótese de o tratamento indicado ser a radioterapia, então, haverá a realização do exame de Tomografia Computadorizada de Planejamento para delimitar o tumor.

Dessa forma, a equipe de tratamento obterá a informação quanto a dose e também sobre a quantidade de radiação que deve ser aplicada. Além disso, uma rotina para a efetivação do tratamento também será criada.

  1. Simulação do tratamento

A simulação acontece no mesmo dia da primeira sessão. Ela tem a finalidade de ajudar o paciente a entender como ocorrerá na prática o seu tratamento. Assim, a simulação segue de acordo com o tipo de tratamento direcionado para o indivíduo.

  1. Aplicação do tratamento

A aplicação do tratamento, como pressupõe o nome, é a prática de todo o planejamento e das fases anteriores realizadas inicialmente. A depender da espécie de tratamento, sua execução pode ser em casa, como no caso da quimioterapia via oral.

  1. Pós-tratamento

Por fim, aqui se tem a resposta para a continuação do tratamento ou liberação do paciente com resultado positivo ou com sua cura. Nesse caso, somente a equipe médica poderá informar isso ao paciente.

Sendo assim, se você tem mais alguma dúvida sobre o assunto ou mesmo suspeita que tenha algum tumor, então agende sua consulta agora mesmo com o InCOP. 

O InCOP é um instituto especializado no tratamento do câncer e possui um atendimento de excelência e humanizado para você se sentir mais seguro(a). Não perca tempo e entre em contato agora mesmo.