Horário de funcionamento:
de 2ª a 6ªfeira, das 8h às 18h

Urologia oncológica: o que trata?

Conhecida também como uro-oncologia, a ciência da urologia oncológica tem várias responsabilidades. Dentre elas está o dever de prevenir, diagnosticar e até mesmo realizar o acompanhamento de tumores que existam no sistema urinário.

Ao contrário do que muitos pensam, a urologia oncológica realiza todos os procedimentos acima ditos tanto em homens quanto em mulheres. Afinal, ambos os secos possuem em si um sistema urinário.

Sendo assim, se você quer conhecer mais a respeito do trabalho, atuação realizada pela ciência e por um profissional de urologia oncológica, então, continue lendo os tópicos a seguir.

Tipos de câncer tratados por um uro-oncologista

Em resumo, o uro-oncologista é um tipo de profissional que trata tumores presentes no sistema urinário do paciente, isto por meio de intervenção cirúrgica. 

Há muitos tipos de câncer que podem ser diagnosticados e tratados por este profissional. Por exemplo, tumores presentes em regiões como:

  • Próstata;
  • Bexiga;
  • Rins;
  • Ureteres;
  • Testículos;
  • Pênis.

É comum que, em relação ao tratamento oncológico, o uro-oncologista, com o intuito de realizar o diagnóstico, realize alguns procedimentos. Tais como, terapias multimodais, cirurgia, quimioterapia, bem como radioterapia.

Ainda que existam todos estes processos, hoje em dia o avanço na área desta ciência tem sido enorme. Uma vez que, já existe a possibilidade de realizar o diagnóstico precoce do câncer. Isto ocorre através de exames de imagens.

Importância do diagnóstico e do exame preventivo 

Por meio da realização do exame do diagnóstico, principalmente quando feito de maneira precoce, as chances de tratamento são maiores. Dessa forma, o profissional uro-oncologista, tem a possibilidade de elaborar o tratamento a ser feito.

Pois, a depender do caso, o tratamento pode ser mais ou menos agressivo. Desse modo, a importância se revela no ponto em que cirurgias menos invasivas, mais simples, ou mesmo o uso de tratamentos complementares podem resolver o problema.

Um dos cânceres que mais é diagnosticado nos homens é câncer de próstata. Somente no ano de 2020, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), mais de 60 mil casos foram constatados.

Sendo assim, o exame preventivo se mostra ainda mais relevante. Segundo o Instituto de Pesquisas dos Estados Unidos, há uma chance de 100%, em um prazo de 5 anos depois do tratamento, de conseguir a cura e, por consequência, não haver sinais do câncer.

Qual é o momento certo para marcar consulta com um uro-oncologista?

Em se tratando dos homens e do nível alarmante do acometimento do câncer de próstata, há sim uma idade certa para se preocupar. Por sua vez, a partir dos 40 anos de idade, os homens devem agendar uma consulta com um profissional uro-oncologista.

É recomendável que se realize uma consulta anual. A atenção deve ser redobrada quando se tem histórico familiar da doença. Alguns sintomas que podem aparecer e deve-se procurar este profissional são os seguintes:

  • Dor ao urinar;
  • Dificuldade de ereção;
  • Infertilidade;
  • Varicocele;
  • Incontinência urinária e etc.

Assim, para que haja uma consulta segura e precisa, se consulte com uma equipe profissional de excelência. Por isso, agende sua consulta hoje mesmo com InCop que alia a tecnologia à prevenção do câncer. Não perca tempo e entre em contato agora mesmo.