Como é a primeira consulta com o oncologista?
Em suma, sabemos que um diagnóstico de câncer é uma situação bastante complicada. Diante disso, muitas pessoas têm muitas dúvidas sobre a primeira consulta: Qual será o meu tipo de câncer? Será que terei chances de me curar? E meu tratamento, será que sofrerei muito? Portanto, o médico oncologista, especialista e responsável no assunto, deve ser sensível sempre, para ajudar o paciente no que for preciso.
Dessa forma, o que esperar da minha primeira consulta ao oncologista?
Primeira consulta ao oncologista
Primordialmente, em uma primeira consulta, o médico oncologista tentará montar uma linha do tempo, ou um “quadro” do paciente e da doença. Isso permite uma melhor decisão quanto à opção terapêutica. Assim, a decisão sobre o tratamento será baseada nos seguintes aspectos principais:
- Informações sobre outras doenças e histórico clínico do paciente;
- Histórico familiar;
- Informações sobre o uso contínuo de medicamentos;
- Exames pertinentes ao diagnóstico de câncer;
- Exames mais antigos, que não precisam ter relação com o câncer;
- Informações detalhadas sobre o apoio que o paciente terá em seu tratamento.
Nesse sentido, vale salientar também a importância da interação entre médico e paciente. É de extrema importância que o paciente faça todas as perguntas que sentir necessidade ao médico. Não é momento para qualquer vergonha ou algo do tipo. Isso possibilita informações completas sobre quais comportamentos devem ser evitados e quais podem ser feitos durante o período, independente do tratamento.
Além disso, sabe-se que ao longo do tratamento, outras dúvidas surgirão. Contudo, é primordial que a primeira consulta seja totalmente esclarecedora e que o paciente não saia com dúvidas!
Assim, listamos algumas perguntas que não podem faltar nesse momento.
10 Perguntas comuns em uma primeira consulta ao oncologista
Como ressaltado no tópico anterior, é importante sentir-se à vontade o suficiente para fazer qualquer pergunta, caso haja dúvida. Outro fator importante é a verificação do currículo e experiência do médico escolhido, além das indicações prévias do profissional. Dessa forma, listamos algumas sugestões de perguntas (10 no total), que são as seguintes (vale salientar que você pode perguntar tudo, sem receios):
- Qual tipo de tumor eu tenho? Maligno ou Benigno?
- Existem efeitos colaterais no tratamento escolhido?
- Qual sua experiência neste tipo de tratamento?
- Para minha situação, qual tratamentos seriam os mais indicados;
- Como lidar com familiares e dizer a eles sobre minha doença?;
- Quando poderei retornar às minhas atividades cotidianas?
- Que frequência terei que voltar para as avaliações de rotina?
- Qual a minha chance de cura?
- Qual o estágio do meu câncer?
- Ele está localizado ou já se espalhou?
Em síntese, o diagnóstico de câncer é bastante difícil para o paciente. Contudo, com os avanços da medicina, principalmente na área oncológica, os tratamentos estão cada vez mais dispostos para a melhoria e bem estar do paciente, atuando no reparo da doença de forma mais eficaz e remissão da doença da melhor maneira possível.
Nesse sentido, um acompanhamento psicológico também ajuda em uma recuperação mais rápida e um prognóstico positivo. Dessa forma, torna-se interessante avaliar e escolher clínicas que possuam este tipo de acompanhamento durante o tratamento. O InCOP – Instituto do Câncer do Oeste Paulista oferece atendimento de excelência em Oncologia, tendo como base as melhores evidências científicas, equiparado aos serviços encontrados nos grandes centros.
Contamos com uma equipe multidisciplinar da mais alta qualidade e experiência, cujo principal objetivo é ofertar atendimento humanizado, prestando seus serviços com a mais absoluta dedicação aos nossos pacientes.
Como proceder antes e durante uma consulta oncológica
Em suma, existem algumas dicas primordiais para o paciente antes de uma consulta oncológica. Entre elas, podemos citar:
- Procure chegar com pelo menos 15 minutos de antecedência no consultório, com o objetivo de se adaptar melhor ao ambiente;
- Separe seus exames com antecedência, e se possível, organize-os de forma cronológica. Isto ajudará seu médico a compreender com mais rapidez seu quadro clínico, tornando a consulta mais eficiente.
- Se sentir necessário, anote suas dúvidas em um caderno, para não esquecer delas no momento;
- Eleja uma pessoa para acompanhá-lo(a) na consulta. Assim, ele pode te ajudar a lembrar das recomendações médicas, caso você não lembre de algo.
- Por fim, seja absolutamente sincero(a) com seu médico, inclusive explicando a ele suas expectativas e receios; alinhar o objetivo do tratamento com ele é fundamental para que seu tratamento seja bem sucedido.
Existe ainda a preocupação da escolha do profissional. Assim, por qual médico eu devo procurar? O InCOP disponibiliza os principais serviços para você realizar tudo num lugar só. Nossa estrutura e equipe estão adequadas para proporcionar o conforto e segurança que você espera nesse momento tão delicado.
Mas afinal, você sabe quando procurar um oncologista?
Quando procurar um oncologista?
Antes de mais nada, precisamos entender que, muitas vezes, somos tentados a buscar um profissional médico apenas quando já estamos com sintomas, ou quando apresentamos características típicas de uma doença.
Como a grande maioria das pessoas tem seu diagnóstico de câncer através de outras especialidades, como a dermatologia, muitas deixam de procurar o oncologista para tal finalidade. Contudo, sabe-se que ele pode realizar exames preventivos e direcionamento e avaliação para todo e qualquer tratamento inicial de tumores.
Ação do oncologista
Em suma, a ação do oncologista vai muito além da cura da doença. Há situações em que não é possível o tratamento eficaz. Dessa forma, todos os seus objetivos dependem do estágio em que a enfermidade se encontra. Assim, o controle do tumor pode também realizar-se por tratamentos direcionados por um oncologista, oferecendo uma qualidade de vida satisfatória, além de proteger o paciente do sofrimento que a doença pode causar.
Você não está sozinho! O InCOP conta com uma equipe multidisciplinar da mais alta qualidade e experiência, aptos a oferecer atendimento humanizado e único.