O que é uma clínica oncológica?
Em momentos delicados da vida, precisamos sempre ter apoio e acompanhamento. E com um diagnóstico de câncer não é diferente.
Dessa forma, é essencial considerar critérios certos que ajudem a apontar a melhor escolha do local de tratamento. Mas afinal, você sabe que características procurar em uma clínica de oncologia? O que existe, na verdade, são dicas do que levar em conta na hora da sua escolha!
Mas afinal, o que é uma clínica oncológica?
O que é uma clínica oncológica?
Em síntese, trata-se de um local específico onde se oferece tratamento e especialidades para o tratamento do câncer.
Geralmente, é composta por um corpo de médicos especializados nos mais variados tipos de câncer, além de uma equipe multidisciplinar para o pré, durante e pós tratamento do câncer. Podem ainda ser de característica privada ou pública.
Em uma clínica oncológica, os médicos integrantes da equipe são especializados em câncer e em tudo o que diz respeito à doença. Assim, estes especialistas são qualificados para prescrever tratamentos, como a quimioterapia, a hormonioterapia e a imunoterapia.
Aspectos importantes de uma clínica oncológica
Como dito anteriormente, existem algumas características específicas que devem ser levadas em conta na hora da escolha da clínica para o tratamento. Dessa forma, podemos citar:
Atendimento multidisciplinar
É de extrema importância o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar no tratamento do câncer. Ter avaliação e acompanhamento de um profissional de nutrição e de um psicólogo ao mesmo tempo, por exemplo, ajuda e aumenta as chances de recuperação e superação dos sintomas do câncer por parte do paciente. Cuidar da alimentação e da mente neste momento complicado é essencial para o sucesso do tratamento.
Corpo clínico qualificado
Procurar médicos especialistas em oncologia clínica, cirurgia oncológica, radioterapia, hematologia é de extrema importância no tratamento de tumores. A oncologia, na verdade, é uma área em constante evolução. Sendo assim, apresenta diversas particularidades, e para isso, ter como aliado um especialista é fundamental.
Controle de cadeia medicamentosa
Em suma, deve-se ter cuidado durante toda a cadeia do medicamento. Isso significa, desde a compra de fornecedores qualificados pela clínica, armazenamento com controle de temperatura adequada, manipulação em área limpa e administração por profissionais qualificados. Assim, assegura-se que o medicamento administrado teve todo seu percurso monitorado e sua aplicação mais segura.
Humanização
Trata-se do conjunto de valores, técnicas, comportamentos e ações que, construídas dentro de seus princípios, promovem a qualidade das relações entre as pessoas nos serviços de saúde. Dessa forma, o conforto e o acolhimento durante o tratamento pode tornar esse momento mais fácil, mais leve.
Selos de qualidade
Acreditação hospitalar e de serviços de saúde é um processo de avaliação externa por Instituições especializadas em auditorias em Saúde e Segurança do paciente. Dessa forma, a clínica que possui esse selo, teve seus processos auditados e certificados. Logo, está em um processo de melhoria contínua, o que significa um uma busca incessante por atendimento de qualidade.
Por fim, conhecendo essas características, sempre pesquise e se informe ao máximo para fazer uma escolha que lhe agrade, dentro da sua realidade.Sabendo de todos esses detalhes, o Instituto do Câncer do Oeste Paulista oferece atendimento de excelência em Oncologia, tendo como base as melhores evidências científicas, equiparado aos serviços encontrados nos grandes centros.
Contamos com uma equipe multidisciplinar da mais alta qualidade e experiência, cujo principal objetivo é ofertar atendimento humanizado, prestando seus serviços com a mais absoluta dedicação aos nossos pacientes.
Mas não podemos falar de clínica oncológica, sem falar no principal agente que trabalha para que ela exista: O oncologista.
Você sabe escolher um oncologista?
Escolhendo o oncologista
Antes de tudo, devemos ter em mente que o oncologista está envolvido em todas as etapas do tratamento do câncer, desde o diagnóstico até a cura. Em casos mais críticos, na construção de medidas paliativas para aumentar o tempo de qualidade de vida do paciente.
Dessa forma, existem alguns quesitos importante para uma boa escolha, dos quais:
- Comunicação: aquele profissional que está sempre ativo na hora que você precisa e preocupado com seu estado de saúde;
- Tratamento e serviços: Opte por clínicas que ofereçam serviços variados como o diagnóstico por imagem, quimioterapia, radioterapia, apoio psicológico e orientações técnicas para o paciente e sua família.
- Localização: Procure escolher profissionais mais perto de sua residência. Oncologistas, geralmente, tem um campo de atuação bastante amplo, viajando e atendendo em outras cidades. Dessa forma, escolha um que cause menos impacto nas atividades do cotidiano.
- Disponibilidade da equipe e do próprio oncologista;
- Experiência e reputação.
O InCOP conta com uma equipe multidisciplinar da mais alta qualidade e experiência, que não para de crescer e que nos acompanha no objetivo de ofertar atendimento humanizado, prestando seus serviços com a mais absoluta dedicação aos nossos pacientes.
Precisas de atendimento de qualidade com bons profissionais? Entre em contato com a gente!