Horário de funcionamento:
de 2ª a 6ªfeira, das 8h às 18h

Quais as atividades de uma clínica oncológica

Após o diagnóstico do câncer, o paciente precisa encontrar uma clínica que mais se adeque a sua realidade e que ofereça os serviços condizente com suas necessidades. 

Dessa forma, parte em busca desta escolha, que nem sempre é fácil, é preciso ter critérios específicos como a disponibilidade médica, qualidade dos serviços, serviços oferecidos, entre outras questões.

Primordialmente, uma clínica oncológica precisa ter em mente que pacientes com câncer estão passando, talvez, pela fase mais difícil das suas vidas. Portanto, oferecer um atendimento humanizado, levando em conta as particularidades de cada indivíduo é chave para a prestação de um bom serviço.

Como sabemos, a oncologia é a especialidade médica que estuda as neoplasias, sejam benignos ou malignos. Os tumores, podem ser localizados ou invadir outros tecidos do corpo. 

A oncologia estuda a forma como o câncer se desenvolve no organismo e determina o tratamento mais adequado para cada caso. Assim, com apoio de uma equipe multidisciplinar, o oncologista estuda e trata o tumor, ajudando o paciente na recuperação e superação dos efeitos adversos. 

E para que tudo isso seja possível, é preciso que a clínica oncológica ofereça os serviços adequados, como forma de auxiliar no tratamento e cura desses pacientes.

Mas afinal, quais são as atividades de uma clínica oncológica?

Atividades de uma clínica oncológica

Antes de mais nada, ela precisa ter um atendimento multidisciplinar, atuando tanto em pacientes já diagnosticados, quanto com diagnóstico precoce. 

Além disso, precisa contar com especialistas nas principais áreas da oncologia, como quimioterapia, radioterapia, oncologia clínica, cirurgia oncológica, nutrição e psicologia. Todas essas áreas são fundamentais no tratamento do câncer, e devem atuar em conjunto no tratamento curativo ou mesmo paliativo do câncer.

Além disso, precisa respeitar o paciente e seus familiares. Eles devem ser colocados em primeiro lugar durante todo o processo. O InCOP oferece tratamento oncológico de alto nível, como foco sempre na qualidade de vida. Além disso,conta com uma equipe multidisciplinar da mais alta qualidade e experiência, que não para de crescer e que nos acompanha no objetivo de ofertar atendimento humanizado, prestando seus serviços com a mais absoluta dedicação aos nossos pacientes.

Por fim, uma clínica oncológica costuma apresentar uma série de serviços para pacientes com câncer como o Check up oncológico, que é um ramo da medicina de prevenção. 

Durante a consulta médica, os especialistas utilizam algoritmos para avaliação de risco, trazendo recomendações personalizadas de testes e monitorização. Este tipo de exame é importantíssimo no combate do câncer, pois detecta a doença em fases iniciais, o que aumenta a chance de cura e remissão. 

Ele precisa ser realizado anualmente, por pessoas com histórico de câncer na família, aquelas que já tiveram câncer e por pessoas dos grupos de risco.

Missão de uma clínica oncológica

Em poucas palavras, definimos a missão de uma clínica oncológica como prestar assistência aos pacientes portadores de tumores, sendo referência em diagnóstico e tratamento do câncer! Oferecer um serviço de alta qualidade, com intuito curativo ou paliativo, disponibilizando ainda suporte clínico adequado nas diversas fases da doença!

Como dito anteriormente, sabemos que a detecção precoce é a melhor maneira de garantir a sobrevida de um paciente com câncer, aumentando as chances de cura. E sabendo disso, o InCOP disponibiliza uma avaliação totalmente personalizada, em que um software aponta alguns exames de rastreamento para prevenir ou descobrir o câncer em estágio inicial.

E para identificar pessoas portadoras de tumores raros ou que tenham risco aumentado de desenvolver câncer, o InCOP realiza a coleta do material genético e envia para análise num laboratório especializado em São Paulo. 

Caso sejam encontradas alterações, os médicos podem adotar medidas para diminuir o risco de desenvolvimento da doença ou aumentar as chances de sucesso do tratamento.

Serviços cada vez mais modernos e eficientes

Além dos serviços comuns prestados, o avanço da medicina tem permitido que clínicas comecem a oferecer serviços cada vez mais tecnológicos e avançados, como é o caso dos testes genéticos. Isto evidencia outro fator importante para clínicas oncológicas: acompanhar sempre a evolução da medicina, trazendo o que há de mais novo e moderno no tratamento do câncer.

O ramo dos testes genéticos se chama oncogenética. Trata-se da área da medicina que atua na verificação e análise de mutações gênicas, para identificar pessoas portadoras de tumores raros ou que tenham risco aumentado de desenvolver câncer, muitas vezes em função da grande incidência da doença na família. 

Isso porque o nosso DNA guarda uma infinidade de códigos e coordena o desenvolvimento do nosso corpo. Porém, ele pode sofrer alterações em sua sequência ou estrutura que levam ao surgimento de tumores para muito além dos componentes hereditários.

Além de auxiliar no diagnóstico, os testes genéticos em Oncologia também servem para estabelecer prognóstico e ajudar na escolha terapêutica.

Mas não para por aí. Estudo e pesquisas trazem cada vez mais novidades. A oncologia sempre vinculou tratamentos quimioterápicos, por exemplo, para cânceres específicos. Porém, estudos apontam medicamentos que podem servir para todos os tipos, independente do estágio do câncer.

E você, tem dúvidas ainda sobre as atividades de uma clínica oncológica? Está precisando de uma? Entre em contato com a gente!