Quais os primeiros sintomas de câncer de pulmão
Você sabia que o câncer no pulmão é o segundo tipo de câncer mais comum no Brasil? Além disso, é o principal causador de mortes relacionadas à doença, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer).
Assim, entre seus principais problemas relacionados, está o diagnóstico tardio. Dados do Instituto Oncoguia revelam que, no ano de 2016, 86,2% dos pacientes tiveram o tumor detectado em estágios avançados. Complicado, não é?
Dessa forma, você sabe os primeiros sintomas de câncer de pulmão? Conhece sobre a primordial função que ele tem em nossas vidas?
Fique com a gente e confira os riscos, fatores e abordagens para o câncer do pulmão!
Qual o papel dos pulmões?
Acho que todos nós sabemos o papel dos pulmões. Ele é responsável por fazer a troca gasosa. Em outras palavras, absorver oxigênio do ar que você respira e expulsar do corpo o dióxido de carbono. Gás inclusive, que é tóxico! Ou seja, um processo vital para todo nosso corpo funcionar da maneira correta.
Assim, eles são os principais órgãos do sistema respiratório. Além disso, o pulmão direito divide-se em 3 partes (também chamadas de lobos), sendo um pouco maior que o esquerdo. Este último, se divide em 2 lobos.
E o câncer de pulmão? Como ele se desenvolve?
Antes de mais nada: assim como toda parte do nosso corpo, o pulmão é formado por células. Dessa forma, em um movimento normal, essas células se dividem e se reproduzem de forma controlada.
Contudo, quando ocorre o que chamamos de disfunção celular, ou seja, algo que altera esse processo, o nosso organismo produz excesso de tecido, dando origem a um tumor.
Assim, se este tumor for maligno, seu crescimento invade e destrói tudo à sua volta. Isto inclui todos tecidos saudáveis. E como se não bastasse, elas podem se desprender e se espalhar pela nossa corrente sanguínea, originando novos tumores. Complicado, não é?
O que causa um câncer no pulmão?
O cigarro ainda é o principal agente causador da doença. Cerca de 85% de todos diagnósticos estão associados ao tabagismo. Nesse sentido, há outro dado alarmante: fumantes passivos (aqueles que apenas convivem com o fumante) também correm risco de desenvolver a patologia! Portanto, cuide-se!
Contudo, não existe apenas o tabagismo. Há outros fatores que ajudam no aparecimento da doença, tais como:
- Idade;
- Poluição;
- Exposição a gases tóxicos;
- Histórico familiar;
- Outras doenças pulmonares.
entre outras.
Afinal, quais são os primeiros sintomas de câncer de pulmão?
Em suma, como dito anteriormente, os sintomas aparecem geralmente quando o tumor atinge estágios avançados. Além disso, todos eles podem se manifestar juntos ou isoladamente. Assim, podemos citar:
- Dor torácica ou nas costelas;
- Pneumonias;
- Fadiga crônica;
- Falta de apetite e emagrecimento;
- Rouquidão que não melhora nunca;
- Tosse persistente, acompanhada de escarro com sangue;
- Falta de apetite.
Você conhecia esses principais sintomas? Independente do estágio da doença, a ação em conjunto de várias especialidades médicas ajuda muito no diagnóstico!
Quando a doença já se espalhou, os sintomas pioram. Os primeiros que aparecem, são os seguintes:
- Alterações no sistema nervoso;
- Nódulos próximos a superfície do corpo;
- Muita dor óssea;
- Cor amarelada de mucosas e pele.
Por fim, existem alguns tipos de câncer que podem causar sintomas específicos no nosso corpo. A medicina trata estes como síndromes. São eles:
- Síndrome de Horner: em síntese, tratam-se de tumores que se localizam na parte superior, e pode afetar determinados feixes nervosos da nossa face. Assim, eles provocam um conjunto de sintomas como queda de uma pálpebra, constrição da pupila e transpiração diminuída do lado afetado da face.
- Síndrome paraneoplásica: Você sabia que alguns tipos de câncer podem funcionar de forma semelhante a órgãos secretores de hormônios? Este problema é denominado síndrome paraneoplásica, e pode ser, muitas vezes, o primeiro sintoma de câncer de pulmão.
- Veia cava superior: a veia cava é responsável por levar o sangue da cabeça e braços de volta ao coração. Assim, para realizar este processo, ela passa ao lado superior do nosso pulmão direito. Dessa forma, tumores nessa área podem pressionar a veia, fazendo com que o sangue retorne!
Em alguns casos, isto pode se tornar um risco à vida!
Como funciona o tratamento do câncer de pulmão?
O tratamento para esta doença depende de vários fatores. Temos como exemplo:
- A saúde geral do indivíduo;
- O tipo de tumor que está causando problema;
- Estágio do tumor.
A partir destes parâmetros, o médico irá traçar um planejamento, aliado a cirurgia, radioterapia e quimioterapia. Vale a pena lembrar: esses tratamentos podem ser feitos individualmente ou como combinação um do outro.
Além disso, existem os tratamentos específicos, dos quais:
Câncer de células pequenas: em síntese, para este tipo, o tratamento envolve quimioterapia e radioterapia.
Câncer de células não pequenas: Aqui, o tratamento depende do estágio da patologia. Dessa forma, caso esteja em estágio 1, a cirurgia é o principal tratamento. No estágio 2, o tumor já se espalhou. Assim, se utiliza a radioterapia combinada com outras formas, principalmente cirurgia.
Por fim, no estágio 3 (o mais avançado), as opções de tratamento para estes casos são radioterapia, quimioterapia e imunoterapia, com o objetivo de diminuir o tumor e aliviar sintomas!
E você, tem alguma dúvida ainda sobre os primeiros sintomas de câncer no pulmão? Entre em contato com a gente!