Recebi diagnóstico do câncer, e agora?
Antes de mais nada, receber o diagnóstico de câncer não é fácil. Além disso, muitos pacientes acabam descontando sua frustração e medo nas pessoas ao seu redor. E isto pode incomodar familiares e amigos.
Nesse sentido, saiba que essas reações são normais. Ninguém está preparado para tal notícia! Portanto, é natural que aflorem alguns sentimentos adversos, como a tristeza e o medo. Isto é um sinal de quanto prezamos pelas nossas vidas!
Assim, saiba que você não está sozinho. Além de seus familiares, existem trabalhos psicológicos e clínicos, que ajudam na superação e dão esperança. E lembre-se: pensamentos positivos ajudam na sua recuperação!
Recebi o diagnóstico do câncer, e agora?
Converse sempre sobre o que importa pra você!
Sim. Converse. Coloque para fora seus medos e frustrações. Do mesmo modo, com seu médico. Pergunte a ele tudo que lhe vem à mente. Em suma, saiba tudo sobre o que você está enfrentando!
Isto te ajudará a lidar melhor com tudo. Vale salientar que a omissão e o desprezo pelas suas próprias emoções podem gerar mais ansiedade e melancolia, o que prejudica muito sua situação emocional.
Tenha pessoas de confiança ao seu lado.
Nesse sentido, é de extrema importância contar com pessoas ao seu lado. E quando eu falo ao seu lado, eu falo também no sentido literal. Leve alguém junto com você as vias práticas, nas consultas, exames e afins!
E também desabafe, busque conselhos e alivie suas angústias com essas pessoas. Como dito anteriormente, você pode buscar também um profissional de psicologia. Ele pode te ajudar a trabalhar melhor seus medos.
Procure iniciar seu tratamento o mais rápido possível.
Todos nós sabemos que é um momento muito difícil. Contudo, não fique adiando o começo do tratamento. Sabia que isso pode ser pior para você? Além disso, essa demora pode atrasar a recuperação da sua saúde!
Cuide sempre da sua alimentação.
Você sabia que cada corpo têm reações diferentes aos tratamento oncológico? Pois é. Existem alguns sintomas, que são comuns, como náuseas e constipação.
Dessa forma, é de extrema importância você se alimentar bem. Isto ajuda no vigor e mantém seu corpo mais preparado para as etapas que virão. Alguns nutricionistas oncológicos ainda recomendam:
- Aumentar a ingestão;
- Não consumir doces em excesso;
- Evitar alimentos gordurosos.
Procure adaptar-se à nova rotina.
Não pense que o diagnóstico de câncer vai afetar sua rotina! E não deixe ele afetar! Saiba antes de mais nada: uma rotina de exercícios físicos te ajuda no combate do câncer!
Claro, tudo com recomendação médica! Nesse sentido, pergunte ao seu médico o que você pode fazer. Algumas práticas podem ter algumas restrições temporárias. Contudo, existem muitas modalidades de exercícios que podem, inclusive, ser adicionadas a sua rotina!
Por fim, sabemos que é uma nova vida. Tudo muda. o modo como você enxerga as coisas, as pessoas e o próprio mundo. Porém, tenha em mente: você é capaz de vencer o problema. Pensamento positivo!
O InCOP – Instituto do Câncer do Oeste Paulista oferece atendimento de excelência em Oncologia, tendo como base as melhores evidências científicas, equiparado aos serviços encontrados nos grandes centros.
Qualquer dúvida, entre em contato com a gente! Ficaremos felizes em te ajudar!