5 formas para prevenir o câncer de boca
Você sabia que o câncer pode atingir qualquer parte do nosso corpo humano? E você, já ouviu falar do câncer de boca?
O câncer de boca, também conhecido por câncer de lábio, trata-se de um tumor maligno que afeta os lábios e estruturas da boca como gengivas, bochechas, céu da boca e a borda da língua. Ele é comum em homens acima dos 40 anos. E trata-se do quarto tumor mais frequente no sexo masculino!
Além disso, geralmente tem seu diagnóstico tardio. Dessa forma, que tal conhecermos as 5 principais formas de prevenir o câncer de boca? Antes de mais nada, vamos entender a doença.
O que é o câncer de boca?
Em suma, trata-se de um tumor maligno, normalmente diagnosticado pelo dentista, que surge em qualquer estrutura da boca: desde os lábios até a gengiva.
Assim, mesmo sendo comum em homens acima dos 40 anos, pode surgir em qualquer idade, sendo mais frequente em fumantes, e pessoas com má higiene bucal!
Portanto, caso exista qualquer suspeita de câncer na boca, é importante consultar um profissional para a confirmação do diagnóstico e iniciar o tratamento precoce. Isto aumenta as chances de cura.
Principais sintomas e diagnóstico do câncer de boca
A princípio, os sintomas do câncer de boca surgem de forma silenciosa. Além disso, por não haver dor, a pessoa demora para buscar o tratamento. Os sinais e sintomas variam de acordo com o grau de desenvolvimento da doença. Entre os principais, temos:
- Feridas ou aftas na boca que não cicatrizam;
- Manchas vermelhas ou brancas nas gengivas;
- Irritação e dor na garganta;
- Feridas superficiais que não doem e as vezes, não sangram.
Assim, em estágio avançados, esses sintomas evoluem:
- Mau hálito persistente;
- Dor em torno dos dentes;
- Perda súbita de peso;
- Caroços no pescoço;
- Dificuldade e dor ao falar, mastigar e engolir.
5 formas de prevenir o câncer de boca
As 5 formas de prevenir o câncer de boca estão relacionadas com a redução e extinção de determinados fatores de risco. Dessa forma, temos o seguinte:
1. Evitar infecção pelo HPV
Em suma, o risco de infecção por HPV de boca e da garganta aumenta em pessoas que praticam sexo oral e têm múltiplos parceiros. Essas infecções são mais comuns em fumantes e podem ser provocadas por danos do fumo no sistema imunológico ou nas células que revestem a cavidade oral.
2. Limitar o uso de fumo e álcool
Você percebeu que estes dois fatores de risco estão presentes em todos lugares, quando o assunto é prevenção? Pois é. Evite. Nunca ter fumado é a melhor maneira de limitar o risco de contrair a doença. E parar de fumar, reduz significativamente o risco. Analogamente, o álcool. Dessa forma, é interessante limitar a quantidade ingerida.
3. Dieta saudável
Dietas pobres associam-se ao câncer de boca e orofaringe. Ainda que não se tenha comprovado que a presença de certas substâncias pode reduzir o aparecimento deste tipo de câncer, manter uma dieta saudável é fundamental!
4. Limitar exposição a raios ultravioleta
Em síntese, a radiação ultravioleta é um fator de risco importante! Existem protetores solares para lábio, que ajudam muito nesse quesito. E claro, se possível, limitar o tempo de exposição ao sol, principalmente ao meio dia, contribui para a prevenção.
5. Manter a higiene bucal
Escovar os dentes pelo menos 2 vezes por dia, com escova de dentes e creme dental com flúor.
Você entendeu a importância da prevenção do câncer de boca? Ainda tem alguma dúvida?