Horário de funcionamento:
de 2ª a 6ªfeira, das 8h às 18h

Como escolher um médico oncologista

O oncologista é o profissional responsável e especializado no tratamento do câncer. Dessa forma, tem bagagem e conhecimento para prescrever todos os atuais tratamento do câncer com a quimioterapia, hormonioterapia, radioterapia, entre outras.

Portanto, existem muitos profissionais que atuam no ramo no Brasil. E na maioria das vezes, quando o indivíduo tem seu diagnóstico, se perde na hora de levar em conta na escolha do mesmo melhor profissional.. Vale salientar, que esta escolha é algo muito importante, pois é ele que vai acompanhar, tratar e ajudar, por vezes, por toda a vida.

Qual médico oncologista devo escolher?

No momento de escolher o especialista que irá acompanhar o tratamento, é preciso que se preste atenção em alguns detalhes primordiais. Listamos alguns dos principais pontos que são de fundamental importância para a efetividade de todo processo de tratamento, e devem ser levados em conta na hora da escolha. São eles:

Escolha do espaço

Em síntese, é importante que o profissional escolhido atenda as necessidades do paciente, com um local agradável e com um bom acesso, além de andadores e cadeira de rodas, por exemplo. Além disso, é importante que a clínica tenha uma estrutura planejada para a segurança e conforto. Não só de pacientes, como de acompanhantes !

Disponibilidade do oncologista

Item de extrema importância. Você deve avaliar o tempo que leva para você agendar a consulta com o profissional, sendo assim possível prever sua respectiva disponibilidade no decorrer do tratamento. Além disso, fique atento também na primeira consulta para discutir as possibilidades de tratamento.

Comunicação eficiente e transparente

Um dos fatores bastante positivos em um tratamento do câncer é a sensação de bem estar que o paciente deve estabelecer com o especialista que irá tratá-lo. Dessa forma, é importante que o paciente se sinta confortável e totalmente à vontade para discutir qualquer assunto com seu oncologista.

Estudos clínicos

Sim. Todos os estudos clínicos realizados por um oncologista oferecem ao paciente acesso a mais terapias, e às vezes, até algumas que estejam em desenvolvimento. Dessa forma, ao escolher um médico atualizado e que participa dessas análises pode garantir ainda mais opções de tratamento.

Objetivos bem definidos

Em suma, como sabemos, o objetivo principal  sempre será a cura total do tumor. Mesmo em casos que não é possível a cura, o tratamento deve ser o melhor possível. Portanto, o oncologista deverá ter habilidade de levar essa situação da melhor maneira, traçando um segundo objetivo: satisfatória remissão da doença, com a redução dos efeitos e das internações. 

Ainda assim, se a chance de remissão também for remota, a nova meta passa ser controlar a doença e seus sintomas com o uso adequado do que chamamos de terapias paliativas. Isto colabora para a melhor qualidade de vida do paciente.

Reputação e experiência

Como dito no começo, existem muitos médicos oncologistas no Brasil. Assim, alguns procuram sempre se especializar em algumas áreas. Procure sempre um oncologista que tenha experiência e boa reputação no tipo de câncer diagnosticado. Como resultado, terás maior tranquilidade e confiança.

Atualmente, o InCOP conta com uma equipe multidisciplinar da mais alta qualidade e excelência, com objetivos claros e definidos. Além de oferecer um espaço adequado, com comunicação eficiente, dispõe de tratamento humanizado, sempre com foco nas particularidades e situações de cada paciente.

O tempo para tratamento do câncer é variável, pois depende de muitos fatores. E esse tempo que passar conosco será para cuidar de você em cada etapa, oferecendo todo o suporte que precisa.

Portanto, o InCOP disponibiliza os principais serviços para você realizar tudo num lugar só. Nossa estrutura e equipe estão adequadas para proporcionar o conforto e segurança que você espera nesse momento tão delicado.

Dessa forma, entre em contato com a gente!